Está chegando o temido deadline, mas depois de horas em frente ao computador as ideias não vêm. Algo está errado! A criatividade parece que acabou e você começa a ficar preocupado. O que fazer? É muito normal um arquiteto passar por isso e, considerando a alta demanda do mercado, a situação deve ocorrer mais de uma vez. Será que existem fontes de inspiração para arquitetos quando tudo parece mais difícil?
A resposta é sim. E nós elencamos algumas dicas que podem ajudá-lo quando as ideias somem e é preciso avançar com os projetos antes da chegada do prazo final.
1. Necessidades do cliente
Quando estiver sem ideia alguma do que fazer em um projeto, pare e pense sobre a necessidade do seu cliente. Quem é essa pessoa e como ela pretende usar o projeto?
Se for uma casa, você deve pensar em como pode dividir os espaços para a família ficar mais confortável, por exemplo. Imagine como as pessoas devem interagir com sua criação e o que deve fazer para elas se sentirem bem. Assim, as ideias começam a fluir aos poucos.
2. Redes sociais corretas
Faltam fontes de inspiração para arquitetos no seu dia a dia? Não adianta abrir o Facebook. Essa rede social é ótima para trocar contatos e interagir com as pessoas, mas existem redes mais apropriadas para quem está precisando de inspiração.
Uma das redes sociais mais úteis para arquitetos é o Pinterest, porque é focada em imagens e tem conteúdos realmente surpreendentes.
3. Outros arquitetos
Projetos de outros arquitetos podem trazer o insight que faltava para o seu trabalho progredir. Quando se sentir estagnado e sem ideias para continuar, lembre-se de ver o que outros arquitetos fizeram ou estão fazendo.
Profissionais como Oscar Niemeyer não saem de moda porque deixaram um legado disruptivo, que continua inspirando. Para encontrar referências de peso no mercado, você pode recorrer às redes sociais, como o Pinterest e Instagram, e até mesmo a internet para encontrar sites de profissionais que disponibilizam seu portfólio na web.
4. Contato com profissionais e parceiros
Pessoas para trocar ideias, discutir sobre tendências, descobrir soluções diferenciadas e materiais também são fontes de inspiração para arquitetos. Você pode conseguir isso com parceiros de marcenaria, por exemplo, ou empresas que desenvolvem, produzem ou vendem acabamentos e tecnologias de construção, como a Temppo Móveis, que preza pela qualidade e inovação nos seus trabalhos.
5. Contato com a natureza e a rua
Será que ficar dentro de um escritório ou de casa é a melhor solução para sua falta de criatividade? Se você percebeu que o trabalho não está fluindo e criar o projeto está completamente impossível, faça uma pausa. Aproveite para sair de casa e caminhar um pouco. Observe a paisagem e, se possível, vá descansar em um parque ou uma praça.
Não é preciso fazer um passeio longo, quinze minutos é o suficiente para renovar as ideias. Nem sempre as fontes de inspiração para arquitetos precisam estar diretamente relacionadas com a atividade. A falta de criatividade, muitas vezes, ocorre por causa do excesso de trabalho de uma mente sobrecarregada.
Se for impossível sair do escritório por alguns minutos, relaxe por um tempo, medite ou ouça uma música. Descansar também ajuda!
Gostou do conteúdo e quer mais dicas exclusivas para arquitetos? Então assine a newsletter da Temppo.