Os maiores problemas na gestão de incorporadoras ou construtoras e como fugir deles.

Os maiores problemas na gestão de incorporadoras ou construtoras e como fugir deles.

Apesar de ser um negócio arriscado, uma incorporadora ou construtora é rentável e proporciona grandes chances de lucro. Pelo menos é isso que acontece quando os problemas na gestão de construtoras são todos identificados e contornados. Diversas dificuldades podem colocar o investimento e o trabalho de uma empresa desse segmento em risco. Continue a leitura para aprender alguns desses gargalos e como preveni-los.

Como evitar problemas na gestão de construtoras?

Qualquer empresa sofre com dificuldades na gestão, mas nem todas sofrem com tanta intensidade quanto incorporadoras e construtoras. A melhor maneira de conseguir evitar problemas na gestão de construtoras é através do conhecimento. Além disso, é necessário investir em planejamento e parcerias benéficas, que ajudem na prevenção, como você verá em detalhes nos tópicos a seguir.

Obrigações fiscais

Um dos problemas na gestão de construtoras mais comuns é a dificuldade para lidar com obrigações fiscais. Dependendo do tamanho da empresa, um grande número de tributos e declarações devem ser feitos. Deixar de realizar tais atividades ou declarar informações erradas pode trazer sérias punições e multas.

Por isso, é essencial contratar um profissional da contabilidade para ajudar nas rotinas administrativas da construtora. Se possível, também é recomendado utilizar um sistema de gerenciamento específico para empresas da área. Esse tipo de sistema, ou ERP, já vem configurado para realizar as obrigações fiscais conforme a legislação vigente.

Atrasos na obra

Qualquer pequena dificuldade com funcionários ou materiais é o suficiente para atrasar as obras. Esses problemas na gestão de construtoras são péssimos porque, além de atrapalhar o calendário da empresa, mancha a reputação com os clientes.

Prever um atraso é algo muito difícil. Mas é possível prevenir monitorando e incentivando os funcionários, acertando nas contratações e firmando excelentes parcerias. Assim você garante que tudo ocorra conforme planejado e pode entregar a obra no prazo combinado com o cliente.

Gestão de recursos humanos

Funcionários podem ser considerados o coração de qualquer empresa. Eles realizam todas as tarefas, desde as mais básicas até as atividades de gestão mais complexas. Ou seja, você precisa de colaboradores confiáveis para conseguir prevenir problemas na gestão de construtoras.

Uma das principais dificuldades para empresas da área é o turnover. Considera-se turnover quando uma empresa tem mão de obra com rotatividade muito alta. O resultado é menor produtividade e falta de motivação em toda a equipe.

Para conseguir solucionar o problema, a empresa deve investir em processos de seleção e gestão de capital humano eficientes. Sem os profissionais adequados a construtora dificilmente consegue os resultados que precisa.

Dificuldades com fornecedores

Por acaso você já pediu um material para a obra que era urgente e precisava ser entregue no próximo dia pela manhã para que os funcionários pudessem trabalhar? Apesar de concordar com a condição, o fornecedor nem avisou e deixou de entregar. Todo mundo que trabalha na área passa por esses problemas na gestão de construtoras.

Ter fornecedores confiáveis significa oferecer diversas vantagens para o cliente e a empresa. Eles podem inclusive fazer a diferença e ajudam a entregar a obra no prazo.

Seus parceiros de construção e móveis precisam garantir entregas com alto volume no prazo adequado para não te prejudicar. Por isso, a Temppo Móveis está preparada para atender seus clientes e suas necessidades.

Quer receber mais dicas como essas? Assine a newsletter da Temppo e se mantenha informado!

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu