5 Características de um arquiteto diferenciado

5 Características de um arquiteto diferenciado

Em um mercado cheio de concorrência só um arquiteto diferenciado consegue se destacar e obter sucesso. Isso significa que todo profissional da área, por mais talento que tenha, precisa buscar meios para se destacar. Está querendo trilhar esse caminho? Ótimo! Separamos, nesse texto, 5 ações que sinalizam crescimento profissional na carreira de arquitetura.

Se você ainda não se identifica com nenhuma dessas características, fique tranquilo! Nunca é tarde para investir no próprio crescimento e se tornar um arquiteto diferenciado. Comece agora!

1. Vontade de se atualizar

Um arquiteto diferenciado sempre quer saber as novidades da área. Esse tipo de profissional frequenta todos eventos que pode, desde workshops a palestras e exposições de arquitetura. Assim, conhece as técnicas e tecnologias mais avançadas para melhorar seu trabalho e surpreender os clientes. Ele também está em constante especialização, fazendo cursos que o preparam e o diferenciam dos outros profissionais da área.

Se você tem essa característica, é um excelente sinal. A formação de um bom arquiteto não acaba na graduação, é aprimorada toda vez que o profissional opta por aprender um pouquinho mais. Se você já é um profissional sênior, a mesma dica se aplica, pois a cada ano, novidades surgem, tecnologias são criadas, soluções são atualizadas. Portanto é importante se atualizar.

2. Criatividade diferenciada

Todos reconhecem a arquitetura como uma profissão criativa e até artística. Realmente, é fundamental ter uma visão diferenciada para conseguir transformar sonhos em realidade por meio de um projeto arquitetônico.

Um arquiteto diferenciado consegue se destacar mais graças a busca incessante pela inovação e criatividade. Por isso, é importante pensar em cada projeto como se todos fossem o mais importante, trazer saídas criativas, explorar a oportunidade de fazer algo único. Com isso em mão, montar um portfólio para apresentar sua experiência com outros trabalhos e captar clientes fica fácil. A qualidade do seu serviço e sua capacidade criativa com edificações deve estar disponível para os clientes. Se você já realizou projetos grandes, importantes tecnicamente e comercialmente, coloque eles em destaque, eles vão mostrar sua capacidade criativa e valorizar seu portfólio.

3. Conhecimento em acabamentos

Ap. Ivana

O grande diferencial de um projeto é o acabamento. O melhor trabalho em arquitetura do mundo pode ficar sem graça se não for finalizado da forma mais harmônica e agradável aos olhos do cliente. Um arquiteto diferenciado, portanto, deve saber como conseguir isso. Por isso estudo, participe de feiras e eventos do setor, tenha os olhos atentos para todas as soluções que surgem no mercado.

Mais importante do que recomendar o melhor acabamento é ter parceiros e fornecedores de confiança. Isso inclui marcenarias e empresas que trabalham com materiais, como mármore, metal, madeira e vidro, por serem especialistas, assim como a Temppo Móveis, você sempre terá acesso mais fácil e rápido às melhores opções e lançamentos. Ofereça esse diferencial ao seu público e terá chances muito maiores de cativar os clientes.

Aproveite parcerias com seus fornecedores para dar vantagens de qualidade e preço. Isso é extremamente útil para mobiliar uma casa ou até um apartamento decorado de um investimento mobiliário e seu cliente percebe isso como valor.

4. Planejamento para o futuro

Quem conduz o próprio negócio sabe: a empresa só cresce até onde o empreendedor deseja. Um arquiteto diferenciado tem espírito empreendedor, característica que o mantém em desenvolvimento e em destaque na área, além de fazê-lo atrair novos clientes. Hoje, você talvez seja um autônomo que trabalha por conta, mas nada o impede de ter um escritório próprio de arquitetura no futuro. E se você já é um arquiteto com carreira estável e consolidada, não pare de ver à frente. Ter uma visão de constante crescimento e impacto no mercado é uma das coisas que diferenciam grandes profissionais de arquitetura e escritórios da grande maioria da categoria.

5. Uso da tecnologia

A tecnologia existe para facilitar o dia a dia em diversas profissões, inclusive a arquitetura. Com suporte tecnológico, é possível trabalhar de um jeito mais rápido e eficiente. Existem, inclusive, alguns aplicativos para smartphone desenvolvidos especialmente para arquitetos, ou com funções úteis para os profissionais da área.

A tecnologia também pode ajudar a gestão do seu negócio. É possível gerenciar seus contatos e até criar estratégias de marketing. Aproveite as novidades tecnológicas para conseguir melhorar suas atividades e liberar mais tempo para o que realmente interessa: seu desenvolvimento profissional.

Não fique estagnado no tempo! Você precisa acompanhar o desenvolvimento da arquitetura para se tornar um arquiteto diferenciado e melhorar cada vez mais suas atividades. Por mais que você trabalhe com uma área específica, é muito provável que todos os seus clientes percebem claramente porque você é ou não um bom profissional. Tenha sempre isso em mente.

Gostou desse artigo e quer receber novidades? Inscreva-se na Newsletter da Temppo Móveis.

Deixe uma resposta

Fechar Menu