Uma das formas mais criativas de complementar a decoração do seu projeto arquitetônico é prestar mais atenção à iluminação nos móveis. Além de inspirar a criação de projetos ousados,
você pode conferir, nesse texto, 4 diferentes modelos de iluminação. Aproveite também para entender um pouco mais sobre iluminação embutida em móveis de madeira e como essa alternativa pode complementar e melhorar diversos projetos.
Por que usar LED na iluminação nos móveis?
A iluminação é tendência na decoração e no design de interiores. Muitos profissionais sabem que as luzes podem alterar completamente o visual do ambiente e deixá-lo mais elegante, descolado
e bonito.
Mas a iluminação não precisa ficar restrita a luminárias e lâmpadas. Melhorando a iluminação nos móveis, por exemplo, é possível obter efeitos muito interessantes na decoração.
Quem prefere as luzes embutidas em móveis vai gostar do LED, a solução ideal para esse público porque se adéqua a espaços estreitos e não emite calor. A iluminação nos móveis com LED
tem ainda a vantagem de não danificar a madeira e trazer um ótimo efeito ao ambiente.
Tipos de LED para iluminação
Esses são os dois principais modelos de LED para a iluminação nos móveis:
- Spots: pequenos pontos de luz que podem ser embutidos em praticamente qualquer lugar, incluindo embaixo de estantes e nos nichos dos armários. Geralmente usados para destacar
o que está abaixo deles; - Fitas: são fitas de LED para projetos de luz embutida nos móveis. Elas podem ser adaptadas nos espaços existentes em móveis de madeira, por exemplo, para dar ainda mais destaque ao seu design.
As ideias de iluminação nos móveis que você verá abaixo aproveitam esses dois modelos de LED. Continue a leitura para trazer soluções mais criativas para o seu repertório.
-
Iluminação embaixo de prateleiras
Seu armário tem um design sofisticado, é de excelente qualidade e ainda assim parece meio sem graça? O problema provavelmente é de iluminação nos móveis. Uma alternativa é usar a fita
de LED ou spots embaixo das prateleiras para iluminar abaixo delas.
O efeito é muito bonito e prático. Com ele, é possível ver o que tem em cada parte do armário sem acender outra lâmpada.
-
Iluminação nas gavetas
As gavetas dos móveis também merecem atenção. É possível embutir fitas de LED nos nichos entre a gaveta e o restante do móvel, deixando uma linha de luz no lugar. O efeito é moderno, destaca o design do móvel de madeira, além de trazer bastante charme à peça. Você pode aproveitar essa ideia para decorar ambientes como salas e escritórios.
-
Iluminação nos cantos das escadas
Escadas de madeira são um sinônimo de requinte e charme para o ambiente, mas podem ganhar um visual ainda mais destacado. Para isso, basta utilizar fitas de LED no canto delas.
Além de ser bonito, esse efeito é prático e reduz os riscos de quedas e acidentes.
As fitas de LED embutidas abaixo dos móveis trazem um efeito muito bonito. Elas destacam a peça e deixam todo o ambiente mais luxuoso. Isso pode ser feito em armários, prateleiras, espelhos e até em algumas camas.
Qual cor de iluminação utilizar em cada ambiente?
Para conseguir o efeito desejado, é preciso escolher a cor adequada de luz para a iluminação nos móveis. O ideal é dar preferência a cores quentes, como amarelo, em ambientes para conforto, descanso e lazer.
Lugares dedicados ao trabalho e concentração ficam melhores com o uso de cores frias, como o branco. Isso se aplica na cozinha, escritórios, lavanderia e banheiros.
Para aproveitar ainda mais seu projeto de iluminação nos móveis, consulte a Temppo. Nós temos ampla experiência em móveis com luzes embutidas e iluminação em marcenaria para trazer ainda mais qualidade ao seu projeto.
Quer receber mais dicas para acertar na decoração dos seus projetos? Assine a newsletter da Temppo.